Sindicato deu informação falsa ao INSS sobre irmão de Lula, diz CGU

 


A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou em documento enviado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) forneceu informações falsas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a presença do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, na direção do sindicato.

Segundo a CGU, o Sindnapi omitiu a participação de Frei Chico, que na época da assinatura de um acordo com o INSS para realizar descontos em folha de aposentados e pensionistas exercia cargo de diretor nacional de Representação dos Aposentados Anistiados, cargo incompatível com a legislação vigente que impede parcerias entre órgãos públicos e organizações que tenham dirigentes com vínculos políticos próximos ao presidente da República. A declaração falsa comprometeu a lisura do processo de habilitação e dificultou a fiscalização pela impossibilidade dos órgãos de identificar imediatamente a irregularidade.

O sindicato é alvo de busca e apreensão em nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga supostas fraudes em descontos indevidos em benefícios previdenciários. O presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, prestará depoimento à CPMI para esclarecer a omissão e demais irregularidades investigadas. A CGU avalia que a conduta do sindicato configura ato lesivo à administração pública, conforme legislação anticorrupção.

Postagem Anterior Próxima Postagem