A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 78 cosméticos irregulares, incluindo produtos para cabelo, pele e higiene bucal, de três empresas diferentes. A maior parte dos itens (69) é fabricada pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., que apenas notificou os produtos na Anvisa, quando deveriam ter registro, obrigando o recolhimento dos lotes e a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso.
Entre os produtos recolhidos estão alisantes, progressivas, selagens, botox capilares e máscaras de realinhamento, que foram notificados incorretamente como cosméticos simples, infringindo a RDC nº 907/2024. Além disso, a marca Ozonteck teve oito produtos suspensos por alegarem atividade farmacológica, o que não é permitido para cosméticos, e a Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda. também teve produto recolhido pela mesma irregularidade.
A Anvisa alerta que cosméticos sem registro ou regularização não oferecem garantia de segurança, qualidade ou eficácia e podem causar riscos graves à saúde. A população pode denunciar a comercialização irregular por meio da Ouvidoria da Anvisa ou da Central de Atendimento pelo telefone 0800 642 9782.