Chuva torrencial eleva nível dos rios e causa caos em Rio Branco

A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta última segunda-feira (28) surpreendeu até mesmo a Defesa Civil Municipal, com um volume de 92 milímetros nas últimas 24 horas. Seis bairros foram severamente afetados, e a Defesa Civil recebeu oito ocorrências durante a noite e na manhã desta terça-feira (29).

Entre os transtornos causados pela chuva, veículos ficaram presos em ruas alagadas, cachorros ilhados, um poste de energia elétrica cedeu e várias casas foram inundadas. Moradores enviaram vídeos à Rede Amazônica mostrando a situação crítica de suas casas e ruas.

Os bairros atingidos incluem Ayrton Senna, Village Tiradentes, João Paulo, Calafate, Vila Betel e Bahia Nova. A quantidade de chuva registrada foi 87% maior que a maior quantidade de chuva em abril, que foi de 49 milímetros no dia 13.

A Defesa Civil está realizando vistorias em igarapés e áreas inundadas. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, comentou que a maioria das ocorrências foram de alagamentos e que a água tende a diminuir algumas horas depois, não sendo necessário retirar as famílias afetadas.

Além disso, o nível do Rio Acre subiu quase um metro após a chuva, atingindo 7,39 metros na manhã desta terça-feira. A Defesa Civil continua monitorando o rio, que tem uma cota de transbordo de 14 metros. Este ano, a enchente do Rio Acre afetou mais de 31 mil pessoas na capital acreana.

Postagem Anterior Próxima Postagem