Senador Alan Rick visita unidade de tratamento de resíduos na Itália



Nesta semana o senador Alan Rick (União Brasil–AC) realizou uma visita técnica à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos italiana, operada pela companhia A2A, durante missão oficial na Itália. A unidade possui capacidade para tratar até 150 toneladas de lixo por dia, gerando energia a partir dos resíduos orgânicos e contribuindo para uma gestão mais eficiente, sustentável e inovadora dos resíduos sólidos urbanos.

Acompanhado por autoridades e técnicos internacionais, o senador conheceu de perto o funcionamento dos biocubos, estruturas onde o lixo doméstico passa por um processo biológico, com separação de materiais orgânicos e sólidos, trituração e reaproveitamento energético. A unidade é abastecida por resíduos de vários municípios e funciona com participação ativa da população, que faz a separação do lixo nas residências, propiciando as condições para uma coleta seletiva de sucesso.

Na avaliação do senador, o modelo italiano pode inspirar políticas públicas no Brasil, especialmente na Amazônia, onde os desafios relacionados ao lixo e à sustentabilidade são ainda mais graves. Alan Rick destacou a importância de consórcios e modelagem adequada para tornar o processo mais barato e eficiente, além de defender o fortalecimento da articulação entre municípios, governos estaduais e União, com apoio técnico e financeiro, para implantação de modelos consorciados de tratamento de resíduos sólidos no Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem