Gilberto Waller Júnior, novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciou que o ressarcimento dos valores descontados indevidamente de aposentadorias e pensões será feito automaticamente através da conta do benefício. A decisão vem após a descoberta de uma fraude bilionária que desviou recursos de beneficiários do INSS, levando à demissão de Alessandro Stefanutto, antigo presidente do órgão.
Em entrevista à rádio CBN, Waller Júnior garantiu que o ressarcimento será realizado de forma segura e ágil, diretamente na conta onde os beneficiários recebem seus pagamentos, evitando métodos como PIX ou depósitos em outras contas. Ele também alertou a população sobre possíveis novos golpes, pedindo que não assinem documentos ou cliquem em links suspeitos.
Além disso, o presidente do INSS afirmou que medidas estão sendo tomadas para utilizar os bens dos responsáveis pela fraude para ressarcir os lesados. A Advocacia Geral da União (AGU) já está trabalhando em bloqueios de bens dos fraudadores, incluindo sócios e conglomerados de empresas envolvidas. Waller Júnior não descartou a possibilidade de envolver o Tesouro Nacional no processo de ressarcimento, caso necessário.