![]() |
Foto: Reprodução |
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso implica que os consumidores de energia elétrica terão um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A decisão foi tomada devido à redução das chuvas, que marca a transição do período chuvoso para o período seco, resultando em previsões de chuvas e vazões nos reservatórios abaixo da média.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária estava verde, refletindo condições favoráveis de geração de energia no país. No entanto, o fim do período chuvoso piorou a previsão de geração de energia hidroelétrica, o que poderá aumentar o uso de usinas termelétricas, cuja energia possui custo mais elevado. “Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.
Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite aos consumidores acompanhar mensalmente as condições de geração de energia no país. Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel reforça a importância de hábitos de consumo conscientes para evitar desperdícios e colaborar com a sustentabilidade do setor elétrico.