A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), capturou na última segunda-feira, 28, um homem com as iniciais R.C.F., de 52 anos, no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco. O homem foi detido em decorrência de uma condenação por estupro de vulnerável e favorecimento à prostituição de adolescente.
O crime hediondo teve como vítima uma menina de apenas 13 anos, que possuía parentesco com o agressor, sendo ele tio de sua mãe. R.C.F. aproveitou-se da relação de confiança para cometer os abusos, obrigando a vítima a manter relações sexuais com ele em troca de presentes e dinheiro. A situação veio à tona quando a mãe da vítima atendeu uma ligação no celular da filha, na qual R.C.F. combinava um encontro e prometia quantias em dinheiro. A mãe, que também havia sido vítima de abuso pelo mesmo indivíduo na infância, denunciou o crime à Delegacia DECAV.
Após o trâmite judicial e diversos recursos, a Justiça proferiu a sentença em janeiro de 2025, condenando R.C.F. a 14 anos e 4 meses de reclusão em regime inicialmente fechado. Com o mandado de prisão expedido, a equipe de investigação da DECAV intensificou as buscas, culminando na captura do condenado. A Polícia Civil ressalta a importância da denúncia para que casos como este sejam investigados e os responsáveis, devidamente punidos.