Capitão da PM Se Entrega Após Suspeita de Envolvimento em Organização Criminosa

O capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Francisco Bruno Almeida Furtado, entregou-se à polícia na manhã desta sexta-feira (15), após ser considerado foragido durante a Operação Joeira. Deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), a operação investiga o envolvimento de policiais militares e civis, além de outros indivíduos, em uma associação criminosa atuante em Manaus e Boca do Acre.

Em setembro de 2023, o capitão Francisco Bruno Almeida Furtado, da Polícia Militar do Amazonas, ficou famoso no Acre porque liderou uma operação que resultou na prisão de assaltantes do Acre em Boca do Acre. Os criminosos haviam invadido uma farmácia, levando dinheiro, uma pickup e um refém. A ação rápida da polícia, sob o comando do capitão Bruno, resultou na recuperação do veículo e do refém, além da captura dos assaltantes.

As investigações que apontam o capitão como integrante de uma organização criminosa, apontam crimes como associação criminosa, furto qualificado, falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva. 

Entre os denunciados, também estão outros oficiais da Polícia Militar, que utilizavam suas funções para obter vantagens ilícitas e desviar recursos públicos. O Ministério Público do Aazonas já obteve medidas assecuratórias superiores a R$ 1 milhão para reparar os danos causados, além de apreender mais de R$ 30 mil e diversos bens de luxo.

Após se entregar na divisa com o Acre, Francisco Bruno foi levado para Boca do Acre e depois transferido para Humaitá. Ele deve passar por audiência de custódia e permanecerá detido. 


Postagem Anterior Próxima Postagem